UIA 2020 Rio – IAB-MG

27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020 Rio

Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21

20 de março de 2018

Desde sua criação, em 1948, a UIA realiza, a cada três anos e sempre em diferentes cidades do mundo, um Congresso Mundial de Arquitetos, quando em torno de um tema predefinido se reúnem profissionais experientes e jovens atuando em planejamento e em construção, docentes e estudantes de arquitetura para discutir ideias e compartilhar vivências profissionais. O site da UIA apresenta um histórico de seus congressos.

Conduzido pelo IAB e concorrendo com outras cidades, o Rio teve sua proposta para o congresso de 2020 e o tema ‘Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21.’ selecionados pela assembleia geral da UIA, passando assim o evento a ser denominado

27TH WORLD CONGRESS OF ARCHITECTS UIA 2020 RIO
ALL THE WORLDS. JUST ONE WORLD. ARCHITECTURE 21.

A realização do Congresso Mundial de Arquitetos 2020 no Rio será uma oportunidade para o intercâmbio entre os arquitetos de todo o mundo tendo como foco a América Latina, visto que em 42 anos será a primeira vez em que o continente sediará o Congresso Mundial de Arquitetos.

A União Internacional de Arquitetos, UIA, é entidade de representação dos arquitetos de todo o mundo e órgão consultor da UNESCOONU para questões do Habitat. Foi criada em 1948, tendo o IAB como um de seus membros fundadores. Hoje, a UIA reúne mais de 130 países-membros.

O IAB é a mais antiga entidade de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros e em 2020 estará vivendo o seu centésimo ano de fundação. Foi origem das demais entidades nacionais da arquitetura, como a FNA, a ABEA, a AsBEA e a ABAP e liderou a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU.

Hoje, o quadro de profissionais de arquitetura e urbanismo é de 140 mil arquitetos registrados no CAU. No Brasil, há mais de 400 cursos de arquitetura, com cerca de 40.000 estudantes. Esse universo profissional e em formação vive momento de grande expectativa frente às grandes mudanças estruturais por que passa o país. O IAB e as demais entidades profissionais entendem que é oportuno um trabalho de grande envergadura e unidade visando à qualificação desse quadro profissional, de maneira a reforçar a inserção do trabalho dos arquitetos como instrumento para o desenvolvimento do país e melhora das cidades.

É nesse contexto que a realização do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 pode representar um elemento catalizador de esforços e de reflexão. Ainda em sintonia com esse propósito, o IAB recebeu o apoio das lideranças mais expressivas da categoria, simbolizadas nos ex-presidentes da entidade.

Para o acompanhamento e aconselhamento da organização do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO, o IAB criou o Conselho de Instituições da Arquitetura e Urbanismo, CIAU 2020, que se reúne periodicamente e é integrado por CAU BR, CAU RJ, FNA, ABAP, ABEA, AsBEA, ANPARQ, CIALP E FPAA, além do próprio IAB.

Para a organização do Congresso, foi criada entidade de propósito específico com
personalidade jurídica própria.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO:

local

O Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO será realizado no Centro do Rio de Janeiro, lugar da identidade carioca e brasileira ao longo de mais de quatro séculos e depositário de um dos mais expressivos patrimônios da cultura arquitetônica do continente.

As atividades do Congresso serão usufrutárias da cidade, viverão a cidade – dela não se isolarão. E se distribuirão basicamente em dois núcleos (o núcleo do Aterro e o núcleo da Praça Mauá) além de equipamentos de cultura que compõem o grande eixo sul-norte do centro do Rio. Estruturados por esse eixo, encontram-se equipamentos como a Cinelândia/Theatro Municipal/Museu Nacional de Belas Artes/Biblioteca Nacional/Edifício do Ministério da Educação; os Arcos da Lapa/Sala Cecília Meireles; a Praça XV/Centro Cultural Banco do Brasil/Centro Cultural dosCorreios/Paço Imperial.

O Núcleo do Aterro, engloba o Museu de Arte Moderna, MAM, o Espaço VivoRio, o Centro de Convenções do Hotel Prodigy-Santos Dumont e a Marina da Glória – todos localizados no Parque do Flamengo (Aterro). O Núcleo da Praça Mauá, engloba o Museu de Arte do Rio, MAR, o Museu do Amanhã e galpões do Cais Mauá, além da Praça propriamente dita.

Para mais informações acesse: UIA 2020 Rio

Fonte: Site UIA 2020 Rio

Desenvolvidos por: Sem Fronteiras