BID lança concurso para desenhos de soluções urbanas

BID lança concurso para desenhos de soluções urbanas 16/06/2017 [/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”] urban_lab [/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_divider admin_label=”Divisor” color=”#ffffff” show_divider=”off” height=”95″ /][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do seu departamento de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e em parceria com a CAIXA e o Ministério das Cidades, lança a primeira edição nacional do concurso BID UrbanLab.

Competição premiará soluções criativas e inovadoras para problemas de desenvolvimento urbano da região da Ribeira, bairro histórico de Natal, capital do Rio Grande do Norte, com o apoio da Prefeitura.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

O concurso BID UrbanLab acontece desde 2015 e já teve edições na Cidade do Panamá e em Santa Marta, Colômbia. Este ano, em conjunto com a edição brasileira, também acontece a terceira edição internacional em Mendoza, Argentina.

A edição nacional, direcionada apenas a participantes brasileiros, ou vinculados a universidades brasileiras, pretende alcançar estudantes, pesquisadores e jovens profissionais de todas as regiões do país que atuem nas áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, ciências sociais e econômicas, tecnologia da informação e áreas correlatas para que juntos, de forma multidisciplinar, desenvolvam projetos para a melhoria dos padrões de desenvolvimento das cidades médias brasileiras de forma sustentável e integrada.

A escolha da Ribeira como área de intervenção foi motivada pelo desafio de se promover uma ação com vistas à reabilitação do centro histórico da capital potiguar que hoje possui áreas abandonadas, imóveis vazios e sem uso e espaços em ruínas. Além disso, o bairro está em uma região privilegiada, às margens do Rio Potengi e apresenta forte vocação cultural, com seus casarões, teatros e museus, sendo um dos locais mais atrativos da cidade.

As equipes participantes devem necessariamente ser multidisciplinares e podem contar com até dois jovens profissionais na sua composição, dentro do limite de membros estipulado no regulamento. Dentre as equipes participantes, o júri escolherá até três equipes finalistas, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos à banca de jurados e especialistas do banco na sede do BID, em Washington, DC. A equipe ganhadora receberá um prêmio em dinheiro no valor de US$ 5.000,00 e sua proposta será validada e transformada em anteprojeto urbanístico, com apoio de técnicos locais, da prefeitura de Natal, especialistas do BID, técnicos do Ministério da Cidades e da CAIXA.

A possibilidade de intervenção na região permitirá a recuperação da capacidade de desenvolvimento da área, podendo servir de modelo de transformação para outros pontos da cidade e também para outras cidades médias do país.

Para mais detalhes sobre as bases do concurso e suas fases de desenvolvimento, acesse o site do BID UrbanLab Brasil ou envie um e-mail para bidurbanlab@iadb.org

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

Serviço:

Inscrições: de 05 de junho a 05 de agosto Regulamento: CLIQUE AQUI Dúvidas sobre o regulamento: bidurbanlab@iadb.org [/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”] Autor: CAU/BR – Data: 13/06/2017 Fonte: IAB – Nacional [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]]]>