Centenário Athos Bulcão

Athos Bulcão trabalhou com famosos nome da arquitetura e artes plásticas como Cândido Portinari, João Filgueiras e Oscar Niemeyer. Com este último, em especial, auxiliou no desenvolvimento da capital brasileira na segunda metade dos anos 50, de forma que seus azulejos coloridos estão presentes em painéis de vários pontos turísticos de Brasília. Já Portinari foi uma espécie de professor para Athos, durante o período em que trabalhou com o pintor como assistente no painel da Igreja São Francisco de Assis da Pampulha em Belo Horizonte.

As obras mais conhecidas de Athos Bulcão podem ser vistas em construções como no painel da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, ou no auto relevo nas paredes externas do Teatro Nacional Claudio Santoro. Além de seu trabalho com azulejos, Athos também cursou desenho em Paris, na França, e aqui no Brasil participou na elaboração de ilustrações para capas de revistas, catálogos, livros, discos e até mesmo cenários de peças teatrais.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]
Exposição no Centro Cultura Banco do Brasil-CCBB homenageia o centenário de Athos Bulcão.
  [/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

Centenário de nascimento de Athos Bulcão terá homenagem no Congresso

Em comemoração ao centenário de nascimento de Athos Bulcão, o Senado Federal inaugura no próximo dia 3 de julho, às 10h da manhã, a exposição “ATHOS BULCÃO arte e integração” no Espaço Senado Galeria. Em seguida, às 11h, será realizada Sessão Solene com participação de deputados e senadores.

A exposição é realizada em parceria com a Fundação Athos Bulcão e conta com 15 quadros, gravuras e parte dos azulejos de algumas de suas grandes obras. A mostra ficará aberta ao público até 29 de julho.

Outras ações

As criações de Athos Bulcão estão presentes no Palácio do Congresso Nacional e estão no roteiro que retrata a vida e obra do artista plástico, elaborado pela Visitação Institucional do Senado. A Visita Inaugural será realizada às 14h30 do dia 3 de julho e poderá ser agendada durante todo o mês de julho pelo site www.congressonacional.leg.br

Também a partir do dia 3 de julho o Espaço Ivandro Cunha Lima receberá uma mostra com as releituras das obras de Athos Bulcão, feitas pelo servidor do Senado Fernando Ribeiro. A mostra inaugura o Projeto Artistas no Congresso, que convida artistas para compartilhar seus olhares sobre as obras de arte do Congresso Nacional.

Além disso, a programação da TV Senado veiculará em sua programação peças curtas produzidas especialmente para o centenário do artista.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2018/07/maxresdefault-1024×576.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]
Imagem: Câmara dos Deputados, divulgação
  Fonte: CAU/BR Publicado em: 29 de junho de 2018
  [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]]]>