Curso: Espaço Cenográfico

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

Da pesquisa iconográfica inicial a instalação final do projeto, o curso apresentará formas de resolver questões teóricas e práticas na criação e execução de Cenografia física para teatro, televisão e cenografia corporativa (vitrines, eventos corporativos, etc) em suas várias linguagens e finalidades. Da concepção a execução, passando pelas formas de apresentação do projeto utilizando-se dos softwares Sketchup e Cinema 4D, o curso discutirá as formas de planejamento na execução destes projetos, como utilizar materiais adequados, como conjugar vários materiais (naturais e sintéticos) para obtenção do resultado desejado. Como executar fisicamente as mais variadas formas de design utilizando tipos variados de acabamento e tratamento de luz, apresentando as várias ferramentas disponíveis no mercado utilizadas em sua fabricação.

Estudará casos das mais belas e intrigantes formas de criação da cenografia mundial e as técnicas utilizadas na sua execução tais como teatro de bonecos, Teatro Negro de Praga, teatro Nô japonês, o Bunraku, o teatro de sombras chinês e indiano,  as técnicas de Matte shot utilizados em produções como Guerra nas Estrelas e o design cenográfico executado pelas grandes empresas mundiais de cenografia para televisão, e proporá laboratório final com a realização e publicação de seus resultados.

Na parte de Vitrine, além das formas de apresentação, ensinará como utilizar o EPS (isopor) em esculturas orgânicas e imitação de materiais (pedra, madeira, metal) os usos e aplicações de peças com acrílicos, vidros, policarbonatos, Foam e placas de papelão composto para as mais diversas impressões gráficas das mais variadas formas e tamanhos, dará conhecimento aos vários tipos de materiais empregados hoje no mercado mundial de design, bem como os serviços disponíveis nas áreas de recorte a laser e houter,  para utilização em projetos de eventos corporativos.

No geral apresentará as técnicas de utilização de resinas, vernizes, tintas, formas de pintura e acabamento e chegará as películas retroprojetivas, sua utilização, execução e materiais necessários à sua execução.

Por fim o curso capacitará o aluno a montar um orçamento, um cronograma financeiro definindo as várias modalidades de fornecedores, o gerenciamento das etapas de entrega dos serviços agregados, como eles trabalham, os profissionais envolvidos até a logística operacional final na execução de um projeto cenográfico.

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”OBJETIVO” open=”off”]

Capacitar ao aluno a empreender um projeto cenográfico de forma completa, capacitando-o a resolver todas as questões de ordem teórica, conceitual e prática, passando por um eficiente formato de apresentação técnica e aprovação, até a identificação de fornecedores e o gerenciamento da execução, na montagem de um orçamento eficiente e lucrativo até a entrega final com toda a logística operacional envolvida.

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”PÚBLICO-ALVO” open=”off”]

Profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura, Engenharia Civil, Design, Cinema, Comunicação e Público ligado ao meio artístico-cultural em geral.

[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ” open=”off”]
  • Componentes teóricos
  • Uma breve historia da cenografia
  • As diferentes cenografias/linguagens
  • Aplicabilidades e Usos
  • Cenógrafo x Designer de Ambientes
  • Elementos e princípios do design cenográfico
  • A inspiração/ Criação
  • A cor
  • Os desafios da cenografia do Século XXI
  • As grandes escolas/empresas da cenografia mundial
Obs. A limitação entre o que é teoria e prática no curso é muito tênue: durante todo o curso discutiremos teoria e prática. [/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”COMPONENTES PRÁTICOS” open=”off”]
  • O espaço cênico
  • O diretor. A dinâmica de direção.
  • O iluminador. A iluminação
  • O briefing. O roteiro
  • O projeto cenográfico
  • Materiais: usos, aplicabilidade, conjugação
  • Acabamentos
  • Equipamentos de execução de projeto: ferramentas elétricas e manuais, usos, aplicações e segurança.
  • Fornecedores/ espaços makers
  • O orçamento
  • A logística de montagem
[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”PEÇAS DE ESTUDO” open=”off”] PAINÉIS SECOS E LUMINOSOS
  • O ciclorama, o trainel.
  • Função, materiais, disposição
  • Fixos / móveis
  • Acabamento, efeitos (adesivação, degradês, jateados)
  • Serviços disponíveis no mercado
  • Iluminação
  • Instalação
  • Modelos
  • Construção de peça
BAMBOLINAS
  • Função e utilidades
  • Materiais e acabamentos
  • instalação
  • modelos
  • construção de peça
COLUNAS E TÓTENS
  • Tipos
  • funções e utilidades
  • materiais
  • acabamento
  • iluminação
  • construção de peça
CONSOLES
  • Funções e utilidades
  • Materiais
  • Acabamento
  • Iluminação
  • Modelos
  • Construção de peça
BANCADAS
  • Funções e utilidades
  • Tipos e tamanhos
  • Materiais e acabamentos
  • Modelos
  • Construção de peça
  • Iluminação
ARCOS
  • Tipos, funções e utilidades
  • Acabamentos
  • Construção de peça
  • Instalação
PISOS
  • Tipos, modelos
  • Acabamentos
  • Iluminação
O GERENCIAMENTO DE PROJETO
  • O orçamento
  • Planejamento e execução
  • A identificação de fornecedores
  • Os serviços terceirizados
  • A implantação
  • A gravação de um piloto
  Obs. Em todas as etapas do curso serão discutidos e apresentados diversos tipos disponíveis no mercado de junção, encaixes, ferragens, conectores utilizados na construção de cada peça, bem como nos tipos e materiais de acabamento serão apresentados tipos de laminação, pintura, selagem, os vários tipos de vernizes e resinas e sua aplicação. [/et_pb_toggle][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

DATAS E HORÁRIOS:

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”] Carga Horária: 45hs/aulas Data: 02, 03, 04 – 09, 10, 11 – 16, 17, 18 – 23, 24, 25 de Abril e 07, 08 e 09 de maio (sempre de terça à quinta) Horário: 18:30 as 22:00h. Local: Sede do IAB-MG – Casa do Arquiteto Sylvio de Vasconcellos Rua Mestre Lucas, nº 70, bairro Cruzeiro – Belo Horizonte/MG

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

VALORES:

Estudante – R$ 550,00 Profissional associado IAB-MG – R$ 720,00 Profissional não-associado – R$ 800,00  

FORMAS DE PAGAMENTO

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

Deposito bancário:

Favorecido: IAB-MG – Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto. de Minas Gerais CNPJ: 17.474.776/0001-46 Banco: 756 – SICOOB-ENGECRED Agência: 4156 – C/C: 1691.001-0 (Importante o envio do comprovante da transação bancária para o e-mail iab@iabmg.org.br) [/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

Pagamento na sede do IAB-MG

Em até 3x no cartão de crédito diretamente na sede do IAB-MG. Cheque à vista Dinheiro Endereço: Rua Mestre Lucas, nº 70, bairro Cruzeiro – BH/MG Contato: E-mail – iab@iabmg.org.br                 Telefone – (31) 3225-6408 [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO Vagas limitadas – máximo 30 alunos Obs. A inscrição só será finalizada após a confirmação do pagamento. [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

O curso será eminentemente prático com a apresentação e discussão da parte teórica durante a execução de cada tipo de peça.

RECURSOS EXTRAS:
  • Sketchup ou Cinema 4D e PhotoShop
  • Notebook próprio
INFRAESTRUTURA
  • Sala de aula
  • Laboratório – Oficina de Marcenaria e equipamentos, Oficina de serralheria e equipamentos
  • Software específico:  Sketchup, Cinema 4D, PhotoShop (em notebook próprio)
  • Material de apoio Projetor, Flip chart (quadro branco) e apostilas digital.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]
Alguns trabalhos [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/IMG_20160830_142648.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/cena02_0012.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/Peça-3-Curso-de-cenografia-Paulo-Brasil.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/canção-nova.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/thumbnail-2.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]
  [/et_pb_text][et_pb_testimonial admin_label=”Depoimento” url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” portrait_url=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/IMG_20190211_130842465.jpg”]

Paulo S. Brasil

É Jornalista Ilustrador, trabalhou como Ilustrador Sénior no jornal Estado de Minas e foi Editor de Artes no jornal Hoje em DIA em Belo Horizonte. Foi Diretor de criação durante 10 anos em empresas de publicidade possuindo em sua carteira de clientes grupos como Rede Bandeirantes, Rede Record, Banco Rural, grupo Votorantim, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Cacex, Vale, entre outros. Possui inúmeros trabalhos publicados em design gráfico e projetos gráficos de Jornais, revistas e livros.

Iniciou-se na cenografia em 1989, criando cenários para a Implantação da TV Record em Minas Gerais. Criou os Cenários de Implantação dos estúdios da TV da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Executou desde então inúmeros projetos de cenografia em todo o Brasil, para as TVs Bandeirantes, Record, TV Alterosa, TV Canção Nova, inúmeras TVs universitárias e outras de menor porte, bem como projetos de cenografia corporativa em eventos empresariais e Design de vitrines para grandes marcas em Minas Gerais. Para embasar melhor seu trabalho de design cenográfico foi aluno do Senai Minas nas áreas de Marcenaria e Laminação o que lhe permitiu, além de projetar, executar seus próprios cenários. Possui extenso Portfólio publicado e experiência acumulada em quase trinta anos de atividade que agora intenta sintetizar e transmitir.

[/et_pb_testimonial][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]]]>