CURSO – FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DIRETOR

O curso ministrado pela Arquiteta e Urbanista Maria Auxiliadora Afonso Alvarenga será divido em 03 módulos, com carga horária prevista de 12h para cada módulo, totalizando 36h de curso. [/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

AFINAL O QUE É PLANO DIRETOR E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA AS CIDADES E CIDADÃOS? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

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CLIQUE NA ABA ABAIXO PARA ABRIR O CONTEÚDO DE CADA MÓDULO:

[/et_pb_text][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”Módulo 1 ” open=”off”] Introdução – visão geral sobre plano diretor- 4hs
  • A legislação que define obrigatoriedade de elaboração do Plano Diretor nos municípios
  • O desafio de administrar cidades;
  • O peculiar interesse do município;
  • Os recursos disponíveis;
  • Os atores (mercado, sociedade civil, governo)
  • As obrigações do Prefeito
  • Como conhecer o município?
  • Como identificar seus problemas?
  • Onde e quando promover ou restringir desenvolvimento;
  • Como estabelecer prioridades
  • Noções de elaboração de Plano Diretor;
  • Faseamento e metodologia;
  • Planejamento participativo;
  • Mecanismos de Gestão Democrática
Princípios – 4hs
  • O que é um Plano Diretor.
  • Por que elaborar um Plano Diretor?
  • O quadro urbano atual.
  • O Prognóstico da omissão – o custo de não fazer.
  • Histórico do planejamento no Brasil: expressão territorial da desigualdade.
  • Legislação aplicável
  • Planejamento participativo: construir cidades melhores e mais justas.
  • A obrigatoriedade do Plano Diretor para os municípios.
  • Responsabilidade do Poder Público: do Poder Executivo e da câmara municipal.
  Estatuto da Cidade/Estatuto de metrópole – 4hs
  • Introdução ao Estatuto da Cidade – a função social da cidade e da propriedade urbana.
  • Implementando o Plano Diretor.
  • Instrumentos de indução do desenvolvimento urbano.
  1. Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios; IPTU progressivo no tempo, desapropriação com pagamento em títulos, consórcio imobiliário.
  • Instrumentos de regularização fundiária.
  1. Zonas Especiais de Interesse Social
  2. Usucapião especial de imóvel urbano.
  3. Regularização fundiária nas favelas e cortiços – Proteção do direito à moradia
  • Instrumentos de democratização da gestão urbana.
  1. Estudo de impacto de vizinhança.
  • PDDI- Macrozoneamento- RMBH
[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”Módulo 2″ open=”off”] Como elaborar o Plano Diretor- 12 hs
  • Compreender a realidade local
  • Definição da equipe técnica e a coordenação.
  • Capacitação interna e da população – O que é um Plano Diretor.
  • Elaborar o Quadro Diagnóstico – a cidade que temos – “Ler a cidade e o território”.
  • Realizar oficinas diagnósticos nos bairros, com a população.
  • Elaborar os mapas temáticos do município (geomorfologia, rede hídrica, densidade populacional, uso do solo, infraestrutura urbana, rede viária, sistema de transporte
  • Dinâmica imobiliária: analisar o mercado imobiliário, tendências em curso.
  • Legislação: levantar a legislação urbanística.
  • Elaborar o Quadro Propositivo.
  • Definir os instrumentos de planejamento e de política urbana.
  • Construir o macrozoneamento.
  • Definir as diretrizes para a Política de Desenvolvimento Regional.
  • Definir as diretrizes para o Desenvolvimento Econômico.
  • Definir as diretrizes para o Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida
[/et_pb_toggle][et_pb_toggle admin_label=”Caixa de Alternância” title=”Módulo 3″ open=”off”] Como implementar o Plano Diretor- 4 hs
  • Discutir todas as etapas do Plano com a sociedade
  • Construção do pacto com a sociedade civil: a cidade que queremos e podemos ter.
  • Obrigatoriedade de audiências e consultas públicas (Inciso I do § 4º, artigo 40).
  • Responsabilidade do Poder Público.
  • Responsabilidade da Câmara Municipal.
  • Sanções ao município (art.52).
  • As Regulamentações.
  • Preparar a apresentação do Plano
  • Elaborar os mapas temáticos:
  • Elaborar os textos de apoio:
  • Preparar o Projeto de Lei
   Monitoramento / Revisões- 4 hs 
  • Rodadas de discussão do Plano implementado com a Sociedade Civil
  • Avaliação da aplicabilidade do Plano;
  • Detecção dos conflitos ou distorções decorrentes da legislação do Plano;
  • Avaliação dos impactos da implantação do Plano
  • Revisão do Plano Diretor
  Planos Operacionais- 4 hs- Trabalho prático
  • Plano de desenvolvimento econômico sustentável
  • Plano de uso e ocupação do solo
  • Plano de preservação e recuperação ambiental
  • Plano de saneamento, compreendendo o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos, o manejo de águas pluviais e o controle ambiental de vetores.
  • Plano de transporte
  • Plano habitacional
  • Plano de alcance social (saúde, educação, segurança)
  • Código de edificações
  • Plano Diretor de Desenvolvimento Regional: compartilhando os interesses comuns e soluções com os municípios vizinhos.
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DATAS:

OBS: OS MÓDULOS SÃO INDEPENDENTES

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  • Dia 18 de maio (sexta) – de 18:00 as 22:00h
  • Dia 19 de maio (sábado) – de 09:00 as 18:00h
  [/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”] MÓDULO II: (Encerrado)
  • Dia 08 de junho (sexta) – de 18:00 as 22:00h
  • Dia 09 de junho (sábado) – de 09:00 as 18:00h
  [/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”] MÓDULO III:
  • Dia 07 de julho (sábado) de 08:00 as 20:00h
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VALORES DE CADA MÓDULO:

 

Profissionais associados ao IAB-MG – R$300,00

Demais profissionais – R$400,00

Estudantes e ibisolianos – R$200,00 (10 vagas)

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ENDEREÇO:

 

Local: Sede do IAB-MG – Rua Mestre Lucas 70,

Cruzeiro – Belo Horizonte/MG

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CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO NO MÓDULO III

(As vagas são limitadas, a inscrição só será confirmada após o envio do comprovante de pagamento)


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Dados bancário para pagamento da inscrição:

Depósito em Conta – Engecred

Banco: 756

Agência: 4156

Conta corrente: 20500017

Maria Auxiliafora Afonso Alvarenga

CPF: 41788206649

(Enviar comprovante de deposito para o e-mail: fundacaoibi@gmail.com)

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