CURSO – GERENCIAMENTO DE OBRAS

Objetivo: Este curso tem por objetivo divulgar uma metodologia de aplicação prática para ser utilizada no gerenciamento de obras. Esta metodologia inclui todos os procedimentos e instrumentos necessários para garantir que a obra seja executada na qualidade requerida pelo projeto, dentro do orçamento, no prazo contratual e com segurança. Esta metodologia aplica-se a obras de construção civil, montagem eletromecânica, ou instalações de diversos tipos, ou obras de manutenção, de pequeno, médio ou grande portes, tanto do setor público quanto do setor privado. 

adm

Pode ser utilizada pelo profissional atuando nas seguintes condições: 1. Como profissional executante da obra: como gerente de obra atuando como autônomo, ou através de uma firma construtora, montadora ou instaladora. Ou ainda executando a sua própria obra. 2. Como profissional gerente de obra pelo contratante (proprietário) da obra: É o profissional necessário quando o contratante (proprietário) da obra, uma entidade pública ou privada, que irá contratar uma firma construtora, montadora ou instaladora para executar a obra, e precisará gerenciar a obra para garantir que a firma contratada cumpra o contrato. Neste caso o profissional poderá ser: funcionário do contratante (proprietário), ou contratado como autônomo, ou ainda contratado através do seu escritório de arquitetura ou engenharia. Para a divulgação da metodologia através deste curso, o qual vem sendo ministrado desde 1994, preparamos uma forma didática-pedagógica de apresentar, de fácil entendimento, para possibilitar aos profissionais sua utilização em todos os tipos de obras.

Investimento: Associado IAB-MG: R$ 500,00 Não associado: R$ 600,00 Estudante: 250,00

Pagamento em até 3 vezes no cartão (via PagSeguro).

ou

Através de deposito bancário ou transferência (Enviar comprovante para o e-mail iab@iabmg.org.br)                           

Segue abaixo dados da conta para deposito ou transferência:

Favorecido: IAB-MG – Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto. de Minas Gerais CNPJ: 17.474.776/0001-46 Banco nº756 – SICOOB-ENGECRED Agência: 4156 – C/C: 1691001-0 INSCRIÇÕES ACESSE AQUI PARA PAGAMENTO ACESSE AQUI Incluso no valor da inscrição 1) Material didático completo 2) Serviço de coffee-breaks 3) Emissão de certificados   vfvfdvdf

Conteúdo Programático

Primeira Fase do Gerenciamento: Planejamento e Orçamento da Obra para a Licitação: • Preparação do Edital para contratação da obra e sua importância no gerenciamento da obra; • Fluxograma das atividades de preparação de proposta de preço para Licitação da obra do setor público ou privado; • Documentação necessária para habilitação; Orçamento da obra: • Conceitos de custos diretos, custos indiretos e do BDI para formação do preço; • Como calcular a % de despesas indiretas (ou custos indiretos) de uma firma construtora, montadora ou instaladora; • Análise da margem (ganho líquido) para cada obra em função do mercado; • Como calcular o BDI para cada obra; • Planejamento da obra para elaboração do Orçamento: como elaborar o conhecimento do problema, a metodologia e a quantificação dos serviços a serem executados; • Como elaborar o orçamento dos custos diretos da obra a partir do planejamento – composição dos serviços, consumo, e planilha de custos unitários; • Como elaborar o orçamento dos preços dos serviços e do total da obra – como aplicar o BDI, composição dos preços unitários, preços dos serviços e do total da obra.

Segunda Fase do Gerenciamento: Programação da Obra após a Contratação – Preparação dos instrumentos e procedimentos para serem utilizados no controle da obra durante a execução: • Histograma de mão de obra; subdivisão dos serviços a executar em parcelas / mês; • Cronograma de barras tipo Gantt; • Diagrama de Precedência tipo PERT-CPM; • Cronograma físico-econômico (ou físico-financeiro); • Programação da mão de obra e quantificação de operários para cad • Programação de equipamentos de execução da obra; • Custo / hora e preço / hora dos equipamentos de execução da obra; • Programação de materiais;

Terceira Fase do Gerenciamento: Operação e Controle da Obra durante a sua execução: Aplicação dos instrumentos e procedimentos preparados na segunda fase do gerenciamento para o controle da obra: • Como controlar a qualidade da obra; • Como controlar o prazo da obra; • Como controlar os custos diretos; • Como controlar a segurança da obra; • Reunião de partida da obra; • Reunião de programação semanal; • Medição e boletim de medição; • Diário de obra; • Segurança, higiene e medicina no trabalho.

Anexos da Apostila para Utilização Futura: Estes anexos são fornecidos também em Word para serem utilizados pelo participante no futuro de forma integral ou parcial: • Modelo de Edital para contratação de obra, incluindo todos os procedimentos gerenciais; • Modelo de Edital para contratação de gerenciamento de obra, incluindo todos os procedimentos gerenciais; • Modelo de proposta para gerenciamento de obra; • Modelo de cálculo de preço para gerenciamento de obra para escritórios de arquitetura ou engenharia – para gerenciar a obra em nome do contratante da obra, com base nos custos da equipe de gerenciamento, e não com base em % da obra; • Modelo de contrato para gerenciamento de obra; • Modelo de contrato para contratação de uma firma construtora, montadora ou instaladora; • Modelo de contrato para contratação de obra de manutenção; • Modelo de contrato para pequenas obras por administração; • Modelos de Termo de Recebimento Provisório e Termo de Recebimento Definitivo da obra; • Modelo de carta de intenção; • Aplicação desta metodologia em obras de pequeno porte; • Bibliografia.

Público-alvo  – Arquitetos; – Engenheiros de todas as especialidades; – Agrônomos e paisagistas; – Geólogos; – Tecnólogos; – Designers e Designers de interiores; – Administradores de empresas e economistas que atuem em escritórios, ou em firmas construtoras, montadoras e instaladoras; – Pessoal de administração, de Comissões de Licitação e do Departamento Jurídico; – Estudantes destas áreas.

Palestrante Walter Maffei • Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie – São Paulo – 1965; • Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP – 1983 e 1989. Atividades Docentes em Universidades e Cursos de Extensão Profissional: • Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Gerenciamento e Execução de Obras (de 360 horas) da Universidade Bandeirante – S. Paulo de 2001 a 2002. • Professor titular de Metodologia de Execução de Obras dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas SP – 1992 ao presente; Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento de Obras em Entidades Profissionais CREA’s, IAB’s, Associações de Engenheiros e Arquitetos, Institutos de Engenharia’s, Entidades Públicas e Entidades Privadas em todo o Brasil. Atividades Profissionais: Montreal Engenharia S.A. e IESA Internacional de Eng. S.A. – de 1973 a 1998 – atuando em gerenciamento de obras e montagens, para o setor público e privado. Escritório Maffei Arquitetura e Gerenciamento de Obras – de 1998 ao presente. Executou e Gerenciou as Seguintes Obras Principais: • Montagens: industriais e na Refinaria de Cubatão SP pela Montreal Engenharia S.A. • Obras: da Escola da Fundação Bradesco em Cuiabá pela IESA; diversas agências bancárias; edifícios industriais e para diversos fins; residências e clínicas; • Construções de edifícios de pequeno e médio portes. • Consultoria de Gerenciamento de Obras para a Caixa Econômica Federal – S.P • E outras

Data 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2016 Sexta-feira, das 17h às 22h Sábado, das 9h às 18h Carga Horária 12 horas Local Sede do IAB-MG Rua Mestre Lucas, 70 Bairro Cruzeiro Belo Horizonte – MG]]>