IAB-MG lamenta o falecimento do colega Haruyoshi Ono aos 73 anos, ontem à noite, domingo 22 de janeiro de 2017.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Nacional de Arquitetura, à época Universidade do Brasil, em 1968, Haruyoshi Ono começou a vida profissional como estagiário no escritório do então professor Antônio Leitão. Em 1965, ingressou no ateliê de Roberto Burle Marx, também como estagiário, tornando-se depois desenhista e sócio do escritório. Durante todo o período em que esteve junto com Burle Marx sempre atuou na área de criação dos projetos. Depois da morte do mestre, Haruyoshi se tornou o titular do escritório e deu continuidade à criação e elaboração de projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil como no exterior.
Haruyoshi Ono participou de projetos importantes do mobiliário urbano do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã e a Vila dos Atletas; além de obras em outras cidades e países, como uma área de 300 mil metros quadrados do Eixo Monumental, em Brasília; a Praça da Revolução, em Rio Branco (AC); e um retrofit do Parque Kuala Lumpur City Centre. Para Luiz Fernando Janot, Haru foi um amigo extraordinário e extremamente competente. “Conseguiu fazer uma releitura da criação de Burle Marx e imprimir personalidade próprias aos desenhos. Haru foi um craque e criou trabalhos ótimos”, destacou Janot, que além de amigo pessoal, foi professor de Isabela Ono e Julio Ono, filhos de Haruyoshi Ono.Fonte: IAB-BR
Em Belo Horizonte, na Praça da Assembleia, juntamente com Roberto Burle Marx, criou painel artístico composto por imagens abstratas em alto-relevo e em baixo-relevo e por algumas fontes de água. O painel foi criado em 1975, mas foi incorporado à Praça da Assembleia, em 2012, ao projeto de requalificação do espaço. Foi produzida em concreto especial e fundida numa parede próxima à Igreja Nossa Senhora de Fátima, sendo agora mais uma atração da praça, reinaugurada em outubro de 2015.
Foto: Sarah Torres
O IAB-MG se solidariza com seus familiares e amigos.]]>