IAB-MG lança projeto que integrará Arquitetura, Turismo e Educação Patrimonial
[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/Folder-Arquitetanto-Roteiros-baixa-1.jpg” alt=”A arquitetura é comprometida, escreve o arquiteto italiano Renzo Piano.” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]
– Rose Guedes, arquiteta e urbanista
– Guilherme Matoso, turismólogo e estudante de arquitetura e urbanismo
Famosa pela sua comida mineira e pelos seus bares e restaurantes, registrando uma forte ação gastronômica, a Capital Mineira seduz pela hospitalidade dos seus moradores. Com clima agradável, recebe seus visitantes com muita arte e cultura. O seu riquíssimo acervo arquitetônico, com maravilhosos exemplares dos estilos, eclético, art-déco, modernista, pós-moderno, entre outros, é conhecido internacionalmente e é inspiradora fonte de pesquisa, especialmente para estudantes de arquitetura e urbanismo. O Conjunto Moderno da Pampulha, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade, o sucesso desta candidatura abrirá novas perspectivas para Belo Horizonte.
E é com foco nesta produção arquitetônica, urbanística e paisagística da capital mineira e com o objetivo de despertar e instigar o olhar arquitetônico e trazer à tona percepções até então “despercebidas” e/ou invisíveis ao olhar no dia a dia, que o
IAB/MG, Departamento de MG do Instituto de Arquitetos do Brasil, lança o projeto
“Arquitetando roteiros em BH”.
O projeto vem confirmar a presença do IAB-MG como ator e entidade responsável em contribuir por uma cidade melhor, qualificando a sua arquitetura, o seu patrimônio, a vida da sociedade e congregando os arquitetos e urbanistas. O Projeto levará também a Educação Patrimonial aos alunos de escolas públicas e ocupação social, de modo a contribuir na formação consciente dos mesmos, no que tange à responsabilidade quanto ao patrimônio construído e imaterial da cidade.
O projeto proporcionará roteiros turísticos, com foco na Arquitetura e Urbanismo, em Belo Horizonte. Os passeios serão guiados por profissionais ligados às áreas de Arquitetura e Urbanismo eTurismo, apresentando não só as edificações em si, mas contextualizando a relação da arquitetura com a história e legado da formação, tanto do desenho urbano quanto do desenvolvimento sociocultural de BH.
Os passeios sairão da Sede do IAB-MG, no bairro Cruzeiro, quando acontecerá um bate papo introdutório e conceitual do roteiro escolhido.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]]]>