O IAB RESISTE: 97 ANOS EM DEFESA DO DIREITO À CIDADE E À ARQUITETURA

O IAB RESISTE: 97 ANOS EM DEFESA DO DIREITO À CIDADE E À ARQUITETURA

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) convida para o Ciclo de debates “O IAB resiste: 97 anos em defesa do direito à cidade e à arquitetura”, que acontecerá na Mastaba, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador, na próxima quarta-feira, 14 de março, das 8h30 às 18h30, durante o Fórum Social Mundial 2018. O IAB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1921. Mais antiga entidade de arquitetos do país, o IAB está organizado em departamentos estaduais e núcleos regionais, distribuídos em todo o território nacional, e desempenha, há quase cem anos, papel fundamental na defesa do direito à cidade, à moradia digna, à arquitetura de qualidade e à preservação do patrimônio cultural e ambiental no Brasil. O ciclo de debates “O IAB resiste: 97 anos em defesa do direito à cidade e à arquitetura” se estrutura em três mesas, tendo como temas: 1. “O direito à cidade e ao patrimônio”, abordando a atuação do IAB na defesa do patrimônio cultural em diversos contextos, como Salvador, Recife e São Paulo, frente à voracidade da especulação imobiliária. 2. “Direito à assistência técnica em arquitetura e urbanismo”, discutindo a Lei da Assistência Técnica (Lei 11.888/2008) e a contribuição do IAB para sua aplicação no Brasil. 3. “Direito à cidade e a uma política urbana justa”, discutindo o papel das políticas urbanas na garantia do direito à cidade e a cidades mais justas. Nesta mesa serão discutidas as ações desenvolvidas e planejadas pela Comissão de Política Urbana do IAB, tal como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5883) recentemente proposta pelo IAB junto ao Supremo Tribunal Federal contra alguns dispositivos da Lei 13.465/2017 (Lei da regularização fundiária). [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]

Com o tema “Resistir é criar, resistir é transformar”, será realizado entre os dias 13 e 17 de março o Fórum Social Mundial 2018 em Salvador, Bahia.

Para Nivaldo Andrade, presidente nacional do IAB, a participação do instituto é fundamental em um evento como esses, organizado pelos movimentos sociais e pela sociedade civil organizada, num contexto de resistência na defesa do direito à cidade. “É função do IAB promover continuamente discussões acerca dos problemas enfrentados nas nossas cidades e das políticas públicas que podem ajudar a resolvê-los. O Fórum é um espaço privilegiado para compartilhar com outras organizações e movimentos sociais, de forma crítica, a contribuição dos arquitetos e urbanistas na defesa da cidade, da arquitetura e do patrimônio cultural”, defende Nivaldo.

O objetivo do Fórum Social Mundial é promover seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências sobre a temática da resistência além de marchas e atos pela cidade. A mobilização será ampliada através das redes solidárias de acolhida a participantes e também a comunidade acadêmica.

Importante destacar que o IAB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1921. Mais antiga entidade de arquitetos do país, o IAB está organizado em departamentos estaduais e núcleos regionais, distribuídos em todo o território nacional, e desempenha, há quase cem anos, papel fundamental na defesa do direito à cidade, à moradia digna, à arquitetura de qualidade e à preservação do patrimônio cultural e ambiental no Brasil.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]]]>