Paisagismo ensino brasileiro perde Miranda Magnoli, pioneira no ensino da área
Arquiteta e urbanista teve atuação marcante no ensino
27/07/2017 [/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]Morreu na segunda-feira (24/07) a arquiteta e urbanista Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli. Professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Miranda teve papel decisivo e pioneiro no ensino da área de paisagismo no Brasil.
[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2017/07/MIRANDA.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]Por sua contribuição acadêmica, recebeu um número especial no número 21 (2006) da Revista Paisagem e Ambiente.
Na publicação, o também professor da FAU/USP Silvio Soares Macedo relata os caminhos de implantação do Grupo de Disciplinas Paisagem Ambiente (GDPA) pela professora. “É a partir de seu trabalho e, principalmente, dos conceitos por ela desenvolvidos e aplicados nas disciplinas de sua responsabilidade, que grandes mudanças se efetivam e o Paisagismo deixa de ser uma disciplina isolada e acessória do curso de Arquitetura e Urbanismo para se tornar uma área de conhecimento consistente e matéria de peso no universo projetual da faculdade”, pontua o arquiteto.
Miranda Martinelli Magnoli também colaborou para a formação de um corpo de pesquisa sobre arquitetura da paisagem no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAU-UFRJ.
Miranda foi ainda responsável pela equipe de projetos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo.
[/et_pb_text][et_pb_video admin_label=”Vídeo” src=”https://www.youtube.com/watch?v=u611a7nhTZI” /][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]