Sistema do Malalai permite compartilhar o trajeto e analisar seus riscos e benefícios
App de proteção para mulheres criado por arquiteta mineira
11 de outubro de 2017 [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://iabmg.org.br/site/wp-content/uploads/2017/10/woman_subway_train_person_standing-13864-768×457.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”off” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]A insegurança nas cidades é um mal que aflige muitos brasileiros, mais ainda as mulheres. O medo do abuso e da violência que elas possam vir a sofrer ao caminhar pelas ruas, utilizar do transporte coletivo ou individual de passageiros, e até mesmo dentro de casa ou no local de trabalho, toma delas o completo direito às cidades. Uma realidade que fica cada vez mais explícita com o aumento de relatos de vítimas nas mídias. E foi a partir de um desses relatos que surgiu o Malalai, ferramenta desenvolvida por uma arquiteta mineira que pode auxiliar na segurança da mobilidade das mulheres.
A arquiteta e urbanista Priscila Gama, natural de Ponte Nova/MG, leu em uma hashtag (palavra-chave que conecta diferentes conteúdos à um tema) um de diversos depoimentos de mulheres que tornam-se vítimas da violência no país. E esse relato deu à Priscila o incentivo para criar um aplicativo cuja função é aumentar a segurança nesse e em outros modos de deslocamento.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left”]Segurança pelo compartilhamento
O sistema do Malalai permite que usuárias compartilhem suas rotas com alguém em sua lista de contatos, para que ela possa acompanhar em um mapa todo o seu deslocamento. Além disso, também é possível notificar essa pessoa quando se chega ao destino ou enviar um alerta em caso de emergência, sempre informando a localização da pessoa em questão.
O app também conta com a possibilidade de inserir informações sobre pontos positivos e negativos no mapa, como má iluminação, comércio aberto e em qual horário, presença de polícia e porteiros, dentre outros. Essas informações montam um mapa colaborativo com dados fundamentais para maior segurança na mobilidade.
Conheça
No link abaixo você acessa o site do app. Nele você encontra maiores informações, novidades, contatos e até mesmo um link para colaborar com o desenvolvimento da ferramenta, participando do financiamento coletivo.