PRÊMIO – ESCOLA DA FUNDAÇÃO ZERRENNER
OBRAS CONSTRUIDAS
EDIFICIOS RELIGIOSOS, SOCIAIS, INSTITUCIONAIS, CULTURAIS, EDUCATIVOS, DE LAZER E ENTRETENIMENTO
ARQUITETO E URBANISTA RESPONSÁVEL PELO PROJETO: GUSTAVO PENNA Colaboradores:Alice Leite Flores, (UNB), Alyne Ferreira (UFMG), Ana Isabel de Sá, (UFMG), Bárbara Novais (UFMG), Carolina Castro (UFMG), Catarina Hermanny (FUMEC), Eduardo Magalhães (UFMG), Fernanda Tolentino (Isabela Hendrix), Gabriel de Souza (UFMG), Henrique Neves (FUMEC), Isadora Dawson (UFMG), Ivan Rimsa (PUC MG), Jordana Faria (Isabela Hendrix), Julia Lins (PUC MG), Leticia Carneiro, (UFMG), Marcus Flávio Martins (UFMG), Michelle Moura (UFMG) Naiara Costa (Isabela Hendrix), Oded Stahl, Technion (Instituto Israelense de tecnologia), Patrícia Gonçalves (FUMEC), Paula Salum (FUMEC) e Raquel de Resende (UFMG).
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Memorial Descritivo:
A Escola da Fundação Zerrenner, uma organização sem fins lucrativos da Ambev Brasil, busca enaltecer o processo humano do questionamento, valorizar o convívio, a troca e as múltiplas possibilidades de apropriação do espaço. A escola foi construída em um grande terreno na Avenida Cornélio Viana. O terreno e seus arredores estão situados em uma área rural e sua população residente é predominantemente de baixa renda. Sem alterar o perfil dos moradores, o entorno passa por uma transformação positiva, devido, também, à arquitetura das novas estruturas educacionais, esportes e complexo cultural. Por trás dessa capacidade transformadora está a ideia de que diferentes atividades podem coexistir em harmonia. Neste sentido, o projeto é muito significativo e, portanto, foi concebido como um gesto único, que convida e saúda.
O complexo é composto por 3 blocos: Escola primária e secundária e a Escola Técnica. No centro está o bloco do auditório e ginásio, permitindo funções externas e internas. A distribuição dos volumes respeitou a orientação norte-sul, favorável para o uso educacional. Além disto, suas formas vazadas são permeáveis aos ventos da região, beneficiando o conforto térmico. Todo o projeto foi concebido de forma padronizada e racional de modo a facilitar sua execução com maiores ganhos no processo construtivo. No centro do terreno uma grande praça une os três blocos. Nela coexistem diversos usos: de um lado, a área institucional, do outro, a área esportiva. Uma grande torre d´água, com um relógio, coroa o espaço, gerando um elemento de imagem forte: referência para escola e para a cidade. O bloco do Ensino Fundamental e médio compõe-se de dois pavimentos. No pavimento térreo, a varanda abre múltiplas possibilidades de convívio e dá continuidade ao paisagismo proposto.
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