XVIII PREMIAÇÃO IAB-MG DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÊMIO – PAVILHÃO MEXTRÓPOLI

PROJETO

EDIFICIOS RELIGIOSOS, SOCIAIS, INSTITUCIONAIS, CULTURAIS, EDUCATIVOS, DE LAZER E ENTRETENIMENTO

  ARQUITETOS E URBANISTAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Frederico Rodrigues; Débora Camargos; Rodrigo Pereira; Zargos Rodrigues   pavilhao-mextropoli

ACESSE AS PRANCHAS DO PROJETO CLICANDO NA IMAGEM

Memorial Descritivo:

Do vermelho sangue derramado, quatro unidades ascendem e descendem como os quatro mundos iconicamente descritos pelos ancestrais. Ancorado em solo instável erguem-se sólidos e rígidos elementos reafirmando a força e a perseverança de um povo. Escadarias direcionam-se ao céu sem perder o contato com o solo onde suas raízes estão firmadas. Dos charcos aterrados o piso metamórfico conecta todos os mundos, como uma constante recorrente e intangível. Sentir e se conectar, incorporar-se aos elementos marcantes de uma cultura, usufruir da arquitetura, apropriar-se da forma, contestar o meio e os elementos que o formam. Em uma mistura de História, Arquitetura, Cultura e Sustentabilidade o Pavilhão se apresenta como composição formal de um ambiente aberto ao uso informal.

Composto por quatro unidades cobertas, interligadas por um pátio central, o pavilhão apresenta em sua planta ampla versatilidade de uso. Aprendizado, contemplação, exposição e ócio. O prazer da efemeridade do espaço aliada ao funcionalismo. Todo o pavilhão foi projetado para ser desmontado em faces planas e empilháveis, facilitando o transporte. Os materiais das unidades cobertas consistem em madeira de pinus para estruturação, placas prensadas de embalagens cartonadas recicladas para vedações e grade metálica estruturada para as escadarias. O pátio central é composto por uma camada de areia confinada recoberta por manta de pneu triturado. Por ser composto de material flexível o piso se comportará de forma mutável, orgânica e ondulada.

 ]]>