XVIII PREMIAÇÃO IAB-MG DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÊMIO – PARQUE LINEAR CIMENTO LIZ

PROJETO

PROJETOS SUSTENTÁVEIS 

PRÊMIO – PARQUE LINEAR CIMENTO LIZ

PROJETO

URBANISMO E PAISAGISMO

  ARQUITETOS E URBANISTAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Maria Edwiges Sobreira Leal, José Eduardo Guimarães Beggiato. Colaboradores:  Marco Antônio Nieves Cardoso, México, Carolina de Morais Palhano (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix), Estagiários: André Miranda (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix), Cristiano Dayrell (UFMG)   parque-linear-cimento-liz

ACESSE AS PRANCHAS DO PROJETO CLICANDO NA IMAGEM

Memorial Descritivo:

O Parque Linear no entorno da área de lavra da Empresa de Cimentos Liz – ECL, têm por objetivo controlar a emissão de poeiras fugitivas e promover uma melhora paisagística e na qualidade ambiental e social. O Parque de aproximadamente 3Km se desenvolve entre a pilha de estéril e a calçada da via existente. Ele é fruto de uma medida compensatória e contribui para a recuperação da paisagem e atenuação dos impactos ambientais e visuais, podendo ser considerado uma medida sustentável de uso nos âmbitos ambientais, sociais, econômicos e culturais. O programa do Parque Linear pode ser dividido em nove áreas ao longo dos caminhos ajardinados: Praça das Asas, Praça de Convivência 1, Praça de Convivência 2, Praça das Crianças, Praça dos Ipês, Quadras, Academia, Praça de Convivência 3 e Praça das Águas. Os acessos ao Parque estão distribuídos em oito entradas, no sentido norte-sul, sendo a primeira próxima ao limite da pilha norte.

O parque linear é fruto de uma medida compensatória e contribui para a recuperação da paisagem e atenuação dos impactos ambientais e visuais, e pode ser considerado uma medida sustentável de uso nos âmbitos ambientais, sociais, econômicos e culturais. A diretriz inicial para o plantio das árvores foi a formação de uma cortina arbórea disposta paralelamente em três linhas de forma a gerar um escalonamento através da vegetação proposta. Assim, já no nível do pedestre se teria a conformação de espaços agradáveis com o plantio de espécies arbóreas de floração ornamental, com o desenvolvimento do parque em forma linear. A característica principal do Parque Linear é a criação de percursos ajardinados e arborizados nas áreas mais estreitas e nas áreas mais generosas a conformação de bolsões com áreas de lazer e de permanência. Além disso, a paginação de piso em concreto pigmentado de variadas cores e forma orgânica é um marco importante de identidade visual. Foram projetados mobiliários urbanos especificamente para o Parque, além de postes de iluminação e balizadores, fontes interativas e totens de sinalização que estão distribuídos ao longo do trajeto. A ciclovia projetada acontece entre o limite de canteiro ajardinado e o passeio de forma a se integrar ao Parque e ao mesmo tempo ao espaço público. O piso do Parque é um importante marco de identidade visual. Em concreto pigmentado nas cores cinza claro, cinza escuro, branco e terracota ele possui uma paginação em degradê de cores ao longo do percurso e de forma orgânica nos bolsões das Praças. Procurou-se respeitar ao máximo as curvas de nível existentes, para gerar uma conformação mais natural, em alguns casos modificando-as em função da necessidade de ajustes da declividade para que os caminhos do ficassem com inclinações acessíveis.

 ]]>