MENÇÃO HONROSA – CASA MF
PROJETO
HABITAÇÃO UNI E MULTIFAMILIAR
ARQUITETOS E URBANISTAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Zargos Rodrigues, Débora Camargos, Frederico Rodrigues, Rodrigo Vieira.
ACESSE AS PRANCHAS DO PROJETO CLICANDO NA IMAGEM
Memorial Descritivo:
A pureza da natureza aliada a abstinência dos revestimentos e transparência dos panos de vidro colocam edificação e entorno num único plano. Todos os elementos se tornam um único espaço, ligados físico e conceitualmente. Deixa-se para trás a unidade de elementos isolados, nenhum por si só possui identidade, o que se apresenta ao indivíduo é o todo. Um sólido monolítico em meio a espessa vegetação, assim se constitui a Residência MF. Suas proporções atípicas, seu aspecto visual e sua simplicidade de planta provieram do respeito máximo ao ambiente, abdicação de revestimentos ante aos elementos construtivos e premissa de funcionalidade.
Inserida em um grande lote, a dimensão reduzida da edificação buscou um partido no qual nenhuma árvore existente fosse derrubada. A mesma ocupa uma porção do terreno onde a vegetação era arbustiva. O fato acabou por gerar uma configuração onde a conexão com a natureza se tornou intensa. Optou-se também pela inserção de materiais que conectassem os dois elementos, a casa e o meio. O pátio externo, formado pelo deck de madeira de reflorestamento, cria uma ponte entre o aconchego do verde e a sobriedade da alvenaria. Seu toque minimalista ainda traz a tona o grande elemento de destaque, a natureza. Sua organização espacial conta com um número mínimo de divisões. Nada se esconde, nada é supérfluo. Ao adentrar o visitante se insere diretamente no ambiente cotidiano do morador. O íntimo transcende a perspectiva de reservado e se abre a toda a residência.
]]>